Utilizei como problematização uma poesia: Recita da Vovó (Elaza Beatriz. In: Cadernos de segredos).
Nessa etapa, através de uma atividade lúdica, a confecção do bolo, procurei identificar os principais problemas postos pela prática social do conteúdo, através de uma discussão para evidenciar os aspectos contraditórios, tais como:
- De onde vem os ingredientes que estamos utlizando?
- Qual a importância dos alimentos na nossa vida?
- Temos que pagar pelos alimentos que consumimos?
- Será que todas as pessoas tem acesso a alimentos?
- Existem alimentos que fazem mal?
- Que alimentos podem ser considerados saudáveis?
- O que fizemos com as embalagens dos alimentos após serem consumidos?
- Será que sempre os alimentos vieram embalados desta forma?
- Como as pessoas se alimentavam antigamente?
Estes questionamentos e as respostas propostas pelos alunos irão direcionar o encaminhamento pedagógico do conteúdo daqui por diante.
Por hora, as atividades estão sendo dirigidas para a leitura e produção de texto como segue o relato a seguir:
Leitura e interpretação do texto:
RECEITA DA VOVÓ
Açúcar, manteiga, gemas
Bater até esbranquiçar
Mexer de leve a farinha
Mais o leite com fermento
Pra fazer a massa inchar.
Por fim, a clara em fumaça,
Clara-nuvem, clara-neve
Forno quente feito um ninho!
Pois em calor de carinho,
O bolo assa sorrindo...
Fica fofo como o beijo,
Que a doceira quer no gosto,
De prender namoradinho!
(Elza Beatriz. In: Caderno de segredos.
Além de atividades escritas de interpretação de texto, o utilizamos para a confecção do bolo.
Profª: Vânia.
Transformando claras em neve
Nenhum comentário:
Postar um comentário